A Origem das Bandanas


A palavra bandana vem do hindu बन्धन bandhana e originalmente é um acessório para ser usado na cabeça, cobrindo a testa ou todo o topo da cachola.
Por ser essa sua origem, a estampa mais aplicada às bandanas é a estampa cashmere, também conhecida pelo nome de paisley... 

Seu uso no ocidente começou com os pioneiros do Velho Oeste nos EUA, também conhecidos como cowboys. Seu uso era funcional para proteger o rosto da poeira e secar o suor.
 

 Usadas também pelos famosos assaltantes de trem, com o intuito de esconder o rosto...
 

Nos anos 20 ela ganhou outra cara. 
O estilista francês Paul Poiret desenvolveu um tipo de bandana envolvendo amarrações, inspiradas na cultura oriental para elite francesa. 

Depois, nos anos 40, com a Segunda Gerra Mundial, as mulheres foram convocadas para trabalhar na indústria e o acessório se torna um item de segurança.
Embora eu duvide que os donos dessas indústrias estivessem mesmo preocupados com a segurança de suas funcionárias, trabalhar com os cabelos soltos era perigoso, eles poderiam ficar enroscados nas máquinas.
Nos anos 70, 80 e 90 elas pintaram nas cabeças de artistas como Jimmy Hendrix, Axel Rose e Tupac. Cada um a seu modo criando sua identidade visual e inspirando muita gente!



Incrível como um simples acessório nos ajuda a conhecer nossa história, criar um novo estilo e usar a moda como uma forma de comunicar algo a mais além de dar um up no visual....

#vempracoisaslindas
Será um prazer recebê-las com nosso carinho de sempre.

Bijoux e Acessórios você encontra por aí, 
mas Coisas Lindas, só AQUI.


Rua Ipanema, 204  -  B. Anchieta
São Bernardo do Campo - SP
lojacoisaslindas@gmail.com
WhatsApp: (11) 96326-7244







Comentários

Postagens mais visitadas