quarta-feira, 23 de março de 2016

PESSACH, PÁSCOA, COELHOS E OVOS !

Fazia tempo que eu não pensava no Coelhinho da Páscoa, mas com uma criança de 4 anos em casa ele está mais presente do que nunca.

Mas de fato de onde ele vem ?? 

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. 
A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa Judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade.
Tá bom !! Tudo isso a gente já leu em algum lugar ...
Mas e os ovos e coelhos e 
como isso se tornou lenda infantil ??
Pra descobrir tive que consultar a Idade Média e lembrar dos povos pagãos que homenageavam Ostera ou Esther (daí Easter = Páscoa) na chegada da Primavera.

A Deusa da Primavera, Ostera era representada pelos símbolos da fertilidade e renovação - Coelhos e Ovos. 
Como tradição, os ovos de aves eram pintados e oferecidos para desejar terra fértil e próspera na próxima estação. Trata-se do mito da criação cíclica.
Com o passar do tempo eles acabaram sendo substituídos pelos ovos de chocolate.
Ok, mas coelhos não colocam ovos, isto é fato! 

Aí são muitas versões ....
Eles eram os primeiros animais a saírem de suas tocas depois do inverno. Assim, ovos coloridos eram escondidos para que as crianças encontrassem quando fossem procurar pelos coelhos.
Há também quem diga que a tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. 
Assim, espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. 
A mais pura verdade, alguém duvida?

Feliz Páscoa !
Beijos e Até Breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário